

Assim como em outros Métodos, os acessórios são uma maneira de ampliar o repertório de exercícios dento do treinamento funcional, colaborando para u melhor desempenho do aluno.
Por isso, preparamos este texto para que você possa saber o que é o treinamento funcional, como os acessórios auxiliam para esse método e ainda algumas dicas de exercícios que podem ser realizados com a junção dos dois. Confira a seguir!


Inclua acessórios e potencialize seus treinos!
Quando falamos em exercícios funcionais, logo vem em mente todo movimento que o corpo produz. Apesar de podermos dizer que esta suposição está correta, o exercício funcional em si, se refere a reprodução sistemática de movimentos que possuem alguma função para determinada modalidade esportiva ou tarefa diária do ser humano.
A capacidade funcional, é a habilidade para realizar as atividades simples do cotidiano com eficiência, autonomia e independência. Assim, o treinamento funcional entra como uma ferramenta para alcançar esses objetivos.
Quando uma pessoa realiza exercícios funcionais, os treinos que utilizam aparelhos são deixados de lado, deixando de trabalhar os músculos de forma isolada e com movimentos mecânicos, exigindo que todas as partes do corpo trabalhem conjuntamente.
Assim como toda atividade física, recomenda-se realizar os exercícios funcionais no mínimo três vezes por semana, mas nada impede que seja realizado todos os dias, o que tornaria sua prática mais efetiva..
Até porque, 10 minutos de atividade já seriam suficientes para resultar em um corpo saudável e definido já que após a atividade, o corpo continua queimando gordura e acelerando metabolismo por até 48 horas.

Os exercícios funcionais, por trabalharem o corpo como um todo, promovem diversos benefícios corporais no ser humano.

Um dos maiores benefícios dos exercícios funcionais, é o ganho de força, isso pois através dos movimentos que são realizados com o peso do próprio corpo, o praticante passa a ganhar tônus muscular, adquirindo então uma boa forma física.
Outro grande benefício é o ganho de equilíbrio e estabilidade corporal, onde uma vez que o treinamento funcional simula movimentos do cotidiano, o praticante passa a realizar esses movimentos com mais precisão e autonomia.
Além dos benefícios citados acima, o treinamento funcional também colabora para a melhora da postura e consciência corporal. Isso pois os exercícios exigem que o corpo realize uma posição correta para que o movimento seja feito corretamente. Desta Forma, além do aluno desenvolver uma boa postura ele ganha consciência do que é ou não correto para seu corpo.