

É importante levar em consideração todas as queixas e objetivos do paciente, para que a avaliação postural possa ser feita de maneira eficaz.
Por isso, preparamos este texto para que você possa entender os critérios para realizar uma boa avaliação postural e a importância dela. Continue lendo para entender!


Para realizar a avaliação postural é importante seguir alguns critérios importantes que serão essenciais para o tratamento de seu paciente.
Posição do Paciente
O posicionamento de seu paciente irá falar muito sobre a sua possível lesão e/ou patologia. Por isso, no momento de realizar a avaliação postural dele você deve posicioná-lo de forma na qual você consiga dar a volta por seu corpo. Lembre-se de não mexê-lo para não alterar a suas influências tônicas.
Posicionamento do Profissional
Você como profissional deve estar posicionado exatamente na linha média do seu paciente que será avaliado para que não haja nenhum tipo de interferência visual.
Posicionamento Inicial
Comece a avaliação com o aluno em pé, de modo que ele fique o mais confortável possível. Em seguida comece a análise de baixo para cima.
Você deve ser o mais rápido possível em sua análise e, em seguida, explicar ao seu paciente que todos possuímos assimetrias, para que ele possa se sentir o menos constrangido possível.
Vestimenta Ideal Para o Paciente
A vestimenta ideal para o paciente são as roupas de banho: biquíni para as mulheres e sunga para os homens. Também é possível utilizar top ou bermudas acima dos joelhos.
Mãos do Profissional
As mãos do avaliador devem estar aquecidas e firmes para gerar segurança ao avaliado, principalmente no momento de tocá-lo. Lembre-se de sempre pedir permissão para tocar seu paciente e apresentá-la a ele.
Maneira de Falar
Tenha firmeza ao falar com seu paciente, mas passe tranquilidade para que ele não se sinta pressionado. Explique a necessidade de cada movimento durante a avaliação postural que será realizada.

Realizar a avaliação Postural é de extrema importância para fazer um tratamento específico para lesões, ou fortalecimento por exemplo.

Ao avaliar o seu paciente, você explora o corpo do mesmo de uma forma biomecânica, o que ajuda no descobrimento de possíveis patologias na região ou até mesmo maneiras adequadas de trabalhar este indivíduo para obter seus objetivos.
Além disso, com a avaliação postural, você pode mensurar desequilíbrios e então adequar movimentos que possam corrigir esta condição, reestruturando as cadeias musculares.